Planejamento de produção de materiais didáticos para a EAD
Um dos elementos determinantes no sucesso ou não de um curso a distância é o material didático. Ele tem de ser bem planejado, produzido e combinado – de forma coerente e harmonizada – com os demais recursos, a fim de proporcionar ao aluno a possibilidade do autoaprendizado, da plena compreensão do conteúdo e da construção do conhecimento.
Por isso, mais do que na educação presencial, na EAD os cuidados nessa produção devem ser redobrados: da linguagem e programação visual até as mídias escolhidas, todos os aspectos devem ser bem checados.
Nosso objetivo com esta apostila Planejamento e produção de material didático para cursos a distância não é fazer com que você se torne um designer, cinegrafista, técnico de áudio, programador visual ou editor. Nada disso. A produção de material didático para EAD é um trabalho em equipe, no qual você deve contar com os profissionais certos nos lugares certos. No entanto, é importante que você conheça o funcionamento de cada mídia, sua utilidade e os cuidados fundamentais. Dessa forma, será possível saber exatamente o que pedir a cada técnico e coordenar todo o trabalho.
Por isso, baseamos o conteúdo desta apostila não só na literatura disponível sobre o tema, mas principalmente procuramos fundamentá-lo na prática desenvolvida pela CEAD nos últimos anos. Os erros e acertos do dia a dia nos possibilitaram oferecer agora boas opções para você trilhar o seu aprendizado em EAD.
AUTOR(ES): João Batista Mota, Estela da Silva Leonardo
Comissão editorial
DONIZETE APARECIDO BATISTA
EDUARDO FRANÇA CASTRO
ESTHER GIACOMINI SILVA
FRANCISCO DE ASSIS CARVALHO PINTO
JOÃO PAULO VIANA LEITE
RENATA CASSIA CAMPOS
VINICIUS CATÃO DE ASSIS SOUZA
Política de Privacidade:
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
ISSN: 2179-1732